Exames foram realizados na Associação Guaporé Pró-Saúde com acompanhamento do Dr. Ito Brandão
Os 17 jogadores da Agremiação Guaporense de Esporte (AGE), que vão disputar o Campeonato Estadual Gaúcho – Série Prata 2012, passaram por uma bateria de exames antes do início dos treinamentos físicos. A atividade (teste ergométrico/avaliação cardíaca) em esteira, realizada na Associação Guaporé Pró-Saúde (AGUPROSA), foi coordenada pelo cardiologista, Dr. Ito José Moraes Brandão, com auxílio da técnica em enfermagem, Daniela De Moraes Adriano.
O teste, segundo Brandão, revela informações úteis e confiáveis, tais como isquemia do músculo miocárdio, arritmias cardíacas, distúrbios que só se manifestam quando o coração é submetido a um esforço maior.
“A base do teste ergométrico em esteira é submeter um paciente a um esforço controlado e acompanhar as mudanças de freqüência cardíaca, pressão arterial e eventuais alterações do eletrocardiograma, que é registrado continuamente durante o exame”, destacou o cardiologista.
Segundo Brandão, é com esses dados em mãos que o treinador pode prescrever com segurança o treinamento físico certo para os jogadores, no que se refere a intensidade. Para ele, todos os atletas da AGE tiveram uma avaliação positiva e estão aptos para as atividades físicas.
“Na avaliação final podemos destacar que todos os jogadores da AGE estão em bom estado de saúde. Nenhum deles apresentou qualquer deficiência ou anomalia no coração.”
Segundo Dr. Ito José Brandão, todos os competidores, sejam eles profissionais ou não e que vão se submeter a atividades físicas que exijam o máximo de esforço do coração, devem passar pelo exame que avalia a função cardíaca.
“Todos os atletas de esportes de alto rendimento devem antes de iniciar a preparação para as competições passar por uma bateria de exames. O teste ergométrico (avaliação cardíaca) é um dos mais importantes, senão o maior. É nele que vamos detectar se há alguma anomalia que possa trazer prejuízos para a saúde do competidor ao longo dos trabalhos, impedindo inclusive, que ele prossiga com as atividades.”
Exames prosseguem
Segundo a direção da AGE, a turma de atletas ainda passará por outras avaliações físicas, entre eles, a medição do percentual de gordura e o acompanhamento nutricional com um profissional da área.
Foto: Eduardo Cover Godinho
Legenda: Teste ergométrico em esteira avaliou situação cardíaca dos 17 jogadores da AGE de Guaporé;
Nenhum comentário:
Postar um comentário